Resolvi criar esse blog com 3 objetivos. O primeiro é estudar a língua japonesa, o segundo é entender mais os conceitos do kendô e o terceiro é o de dividir esses conceitos com os kenshis que não tem acesso à publicações em língua portuguesa, já que esse material é quase que inexistente no Brasil.


De início, saliento que, por se tratar de uma interpretação, posso ter a minha visão dos conceitos. Caso tenham acesso à publicação original e discordem de algum termo ou idéia interpretada, peço que entrem em contato para repararmos os eventuais equívocos. Nesse sentido, ao final de cada texto informo de onde os trechos foram extraídos.


Em relação às dúvidas referentes aos conceitos técnicos, sugiro que busquem a opinião de seus senseis. Acredito que seja uma forma de aproximação e também um instrumento de reflexão para ambos os lados. Ou seja, o quê está escrito aqui não é uma verdade absoluta e sim um meio de aprimoramento geral do nosso kendô.


http://twitter.com/kendopt


Boa leitura e bons treinos!

16/08/2010

INTERRUPÇÃO/ GÔGUI (conferência) DO SHIAI

Depois de um texto complexo sobre semê, resolvi pegar leve e interpretar alguns trechos de um livro sobre regras básicas dos SHIAIs (lutas) de kendô. O título original é HITO MÊ DE WAKARU KENDÔ NO RÚTU TO SHIAI (Regras e SHIAI compreensíveis com um único olhar). O livro é  todo ilustrado com fotos e desenhos, mas tentarei interpretar as legendas e os textos de um modo que seja possível de se compreender sem as ilustrações. Quem sabe, em um futuro próximo eu consiga tirar fotos dos casos mais complexos e publicá- las aqui também?


Algumas partes não interpretarei por ser do conhecimento de todos que participam de campeonatos. Por exemplo, quanto tempo dura um shiai e com quantos pontos define- se a vitória. Escolhi os temas com base em situações que percebo haver confusões mesmo entre os graduados. Para uma parte dos leitores alguns ítens podem parecer óbvios, mas por incrível que pareça, testemunhei desconhecerem sobre os assuntos.


Aproveito para reforçar a idéia de que o objetivo desse blog não é atrair pessoas para praticarem kendô e sim informar àqueles que já o praticam, mas que infelizmente não têm acesso às publicações e têm dúvidas sobre algumas regras ou conceitos.


Recebi comentários de que os posts devem ser curtos e frequentes. Então passarei a interpretar os trechos em pedaços, mesmo que a idéia final fique meio difícil de se entender.


Também recebi sugestões de deixar claro o quê é interpretação e o que é meu comentário. Via de regra, meus comentários vão antes das interpretações e serão separadas por uma linha. Em alguns casos, escrevo entre parênteses ao longo da interpretação.

__________________________________________________________________

INTERRUPÇÃO/ GÔGUI (conferência) DO SHIAI

AO SINAL DE “YAMÊ (PARAR)” DO ÁRBITRO, INTERROMPA PRONTAMENTE A LUTA E VOLTE À LINHA DE INÍCIO

Assim que receberem o sinal que declara a interrupção do SHIAI, o “YAMÊ”, os SHIAISHAs (lutadores) devem parar o SHIAI, retornar à linha e acolher os avisos, ou os comandos do SHUSSHIN (árbitro principal). A declaração parte do SHIMPAN (árbitro) no casos de HANSOKU (penalização), quando a vestimenta/ equipamento dos SHIAISHAs não está de acordo ou quando o prosseguimento do SHIAI expõe a situações de risco.

A declaração de GÔGUI ocorre quando há dúvidas em relação à necessidade de se aplicar o HANSOKU ou para TORIKESHI (anulação) de YUKÔ DATOTSU (golpe considerado como válido).

COMO SOLICITAR O "TIME" (interrupção)

Levante a mão para o SHUSSHIN e diga “Time” (pronuncia- se a palavra como falada em inglês, no significado de “tempo” em português ou “TAIMU”, como é pronunciado na língua japonesa). Em seguida, explique o motivo de pedir a interrupção ao SHUSSHIN. Para pedir a interrupção, é recomendável ir para o MAAI, ou seja antes de pedir, distancie- se do adversário.

Kouda, Kunihide. HITO MÊ DE WAKARU KENDÔ NO RÚRU TO SHIAI. Japão: Seibidô Shuppan, 2002.